Por Chaiani Rosso
![]() |
Foto: Globo |
A SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de cada município mato-grossense irão fiscalizar os rios e tomar as devidas providencias casa encontrem pessoas pescando sejam pescas amadores ou profissionais. Vale lembrar que acima ou abaixo de cachoeiras, em percurso de 200 metros, é proibida a pesca em qualquer época.
O secretário de Meio ambiente, Jefferson Luiz Berigo, de Alto Araguaia, pede o apoio da população “ninguém deve pescar nesse período de piracema para que possamos ter peixes para as futuras gerações. Lembrando que é crime ambiental pescar nessa época prevista na lei estadual e federal com penalidade e também detenção. Estaremos fiscalizando todos os rios aqui da nossa região”.
Vilmar Eberhard, assessor técnico da SEMA de Mato Grosso, afirma ainda que “Nós vamos fiscalizar todos os rios da nossa região e o pessoal que for pego pescando, será enquadrado no decreto 965 da legislação ambiental e a pena varia de 1 a 3 anos de reclusão.”
Quem for flagrado infringindo a lei pode receber uma multa de no mínimo R$700,00, tendo seus equipamentos de pesca apreendidos pelos fiscais. O período de piracema é de suma importância para que os peixes nativos da região possam procriar em seu período de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário